-
Arquitetos: I Like Design Studio
- Área: 550 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Soopakorn Srisakul
-
Fabricantes: Hevta Co.,Ltd., KS Wood, Sita, TOA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa serve como residência e escritório do arquiteto, e tudo começou com a pergunta: "Que tipo de casa eu quero?" como quando se investiga as necessidades, preferências e hábitos do proprietário para obter um trabalho que atenda o cliente tanto quanto possível. Após refletir, encontrei uma resposta para a pergunta: gosto da simplicidade com detalhes ocultos, despretensão e humildade. Com isso, descobri a filosofia japonesa do "Wabi sabi", que corresponde parcialmente ao significado com o qual queríamos projetar esta casa. Ainda estou procurando o significado de "Wabi sabi" de maneiras e perspectivas interessantes. Seja para apreciar a beleza da natureza como ela é, para apreciar a beleza que mudou ao longo do tempo, para minimizar o desnecessário, para revelar algo escondido, para usar o espaço que não é supérfluo e viver de forma simples.
A frente da casa foi recuada na lateral mais longa do terreno para fornecer estacionamento aos funcionários e visitantes. O piso foi projetado com cascalho em vez de concreto para reduzir a dureza e torná-lo menos parecido com um estacionamento. A linha de estacionamento é dividida pelas árvores altas em frente à casa no lado leste. A parede leste foi projetada para ser sólida e fornecer privacidade, impedindo a entrada de calor na edificação. A luz do sol brilha nas paredes todas as manhãs, lançando sombras e criando imagens de luz e árvores. Os moradores admirarão esse espetáculo nas paredes especialmente rebocadas e semi-artesanais. Acho linda a dimensão das sombras se movendo com o vento ou com o passar do dia.
Há escritórios e estacionamento no térreo. O centro da casa foi projetado como um pátio com árvores que se abre para o céu. Esta é a vista principal do escritório, com uma linha oblíqua que leva os olhos para o alto. Somente durante o meio-dia a luz do sol brilhará através das folhas e tocará o chão de cascalho abaixo, outra coisa que eu acho muito bonita e que só vou poder vivenciar nesse determinado momento.
A direção natural do vento se dá parte posterior da casa, que é projetada como um túnel de vento. Os moradores poderão sentir a brisa natural antes de entrar na casa, onde a maior parte do espaço é climatizado. Por causa do vento natural, a escadaria foi projetada no lado sudoeste. Uma persiana de vidro fixa na parte inferior das escadas absorve e dispersa o vento no volume.
A cobertura pretende ser um local para plantar uma horta que será utilizada na casa. Os moradores terão a oportunidade de se reconectar com a natureza, experimentar o solo, cultivar e desacelerar. Estas são atividades incomuns na vida da cidade. O outro lado da cobertura é configurado como uma área de jantar ao ar livre, com a borda da parede mais alta para obscurecer a visão do ambiente ao redor. A única coisa visível é o céu que muda de cor dependendo da hora do dia.
O interior desta casa foi projetado para usar o mínimo de espaço possível. A área interna é de aproximadamente 350 metros quadrados, com um escritório de 110 metros quadrados no primeiro andar, acomodando 10 funcionários, e uma sala de gerência que pode ser convertida em sala de reuniões para 6 pessoas. A casa no segundo andar possui sala de jantar, cozinha e três quartos, com área útil total de aproximadamente 190 metros quadrados. Uma academia de 50 metros quadrados e uma sala de oração estão localizadas no terceiro andar. Há 7 moradores na parte residencial.
Este é um modo de vida que nos permite simplificar nossas identidades como arquitetos ou moradores. A capacidade de sentir e apreciar os arredores, de encontrar sentido em nossas vidas eliminando o desnecessário. Estas são diretrizes úteis para mim enquanto exploro minha mente.